quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”

George w. Bush promoveu na passada terça-feira a última cerimónia oficial do seu mandato enquanto presidente dos Estados Unidos da América.
Como não podia deixar de ser, essa cerimónia teve lugar na Casa Branca, local onde se apresentaram Alvaro Uribe, presidente da Colômbia e os ex primeiros-ministros da Inglaterra e da Austrália, Tony Blair e John Howard, respectivamente.
Bush aproveitou a ocasião para medalhar os seus convidados, destacando que os mesmos “mostraram uma firme adesão aos princípios da Liberdade e aos valores democráticos”, assinalando ainda que os mesmos “formam parte dessa classe de pessoas que inspiram confiança e compromisso quando se lhes olha nos olhos”.
Durante a sua veborreia a respeito desta cerimónia, Bush aplidou Tony Blair de “amigo cavalheiresco” e Howard de “homem de ferro”, louvando depois Uribe “por combater sem tréguas o narcotráfico e as FARC-Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia”.
Não restam dúvidas que no decorrer desta cerimónia Bush estava entre amigos.
Amigos que, tal como o ainda (por pouco tempo) presidente dos EUA, têm as mãos e a consciência conspurcadas com o sangue de um número ainda não quantificado, mas seguramente muito superior a milhão e meio de mortos, tenham eles caído na horrosa guerra do Iraque, ns chacinas sem fim contra camponeses indefesos ou simples cidadãos colombianos, ou vítimas da política opressora de Camberra, que está com os tentáculos bem esticados para tomar conta das (pouquissimas) riquezas existentes em Timor-Leste.
Esta cerimónia juntou na Casa Branca quatro testas de ferro do capitalismo mais feroz que existe no planeta, os quais não têm poupado os próprios filhos da sua pátria para satisfazerem o desejo de domínio do petróleo por parte Washington e, ao mesmo tempo, a aplicação da sua política internacional de carácter imperialista.
Se alguém tem dúvidas acerca da personalidade de Blair, Howard e Uribe, para ficar bem inteirado de quem são basta pôr em prática o ditado popular “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”.

Sem comentários:

Enviar um comentário