segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A guarda avançada do Governo de José Sócrates

O dr. Vital Moreira, profesor universitário, conhecido constitucionalista e outrora dirigente influente do PCP, tendo o seu nome chegado a ser falado várias vezes como natural sucessor de Àlvaro Cunhal no cargo de Secretário-Geral, a dada altura resolveu abandonar o Partido dos Comunistas e passar-se de “armas e bagagens” para a esfera de influência do Partido Socialista.
Como sabemos, este não é caso único na mudança repentina de objectivos e de família política.
No entanto, não deixa de ser curioso acompanhar a “evolução” política deste homem de esquerda, que antes defendia, pelo menos aparentemente, as conquistas da Revolução de Abril e a causa dos mais desfavorecidos e oprimidos da sociedade, e que agora se vê transformado num defensor oficial de tudo quanto o Governo faz e diz em matéria de cariz político e social.
Se alguém tem dúvidas do que afirmo, convido-o a visitar o blog onde o dr. Vital Moreira expõe as suas ideias e pontos de vista, para constatar, como eu constatei, que agora todos os seus ideais estão colados aos do Governo Sócrates e contra as teses da oposição, nomeadamente aquela que em ano de eleições pode trazer mais amargos de boca ao PS, o PSD e a sua líder, drª. Manuela Ferreira Leite.
Na visita que fiz hoje aquele site, deparei-me com a seguinte situação: o dr. Vital Moreira assina vários textos, todos eles em defesa do Governo PS e todos eles também tentando denegrir a imagem da líder do PSD, nomeadamente no que diz respeito às suas afirmações em que disse que se chegasse ao Governo mandaria parar de imediato o projecto de construção da linha de combóio de alta velocidade – TGV.
É por essas e por outras que muita gente afirma que o PS tem a melhor máquina de propaganda do conjunto dos partidos portugueses e eu estou em crer que esta afirmação é inteiramente justa.
Já não chega a instrumentalização da RTP, onde aparecem todos os dias o engº. José Sócrates e os seus ministros, mais os outdoors propagandísticos espalhados pelo país, mas não sei quantos jornais que põe cá fora tudo o que o Governo faz, seja bem feito, seja mal feito. Para além disto tudo, ainda existe a guarda avançada do Governo, encabeçada por não sei quantos senhores e senhoras estratégicamente colocados em lugares chave da sociedade.
Vital Moreira também faz parte dessa guarda avançada e, quer queira quer não, as suas armas deixaram de defender aqueles que precisam de ser defendidos e estão agora ao serviço da política neo-liberal do Governo PS e, por via disso, ao serviço do grande capital.

Sem comentários:

Enviar um comentário