sábado, 31 de janeiro de 2009

Para além de ser necessária uma mudança de Governo, mais necessária ainda é uma mudança de política

Segundo o site “Portugal Diário”, o líder do PSD da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, acusou ontem o Governo Sócrates de “ter destruído Portugal e de ter encaminhado o país para a fossa”.
Jardim falava num jantar organizado pelo seu partido, no qual afirmou também sentir-se “chocado com a falta de coragem de muita gente que nada fez para alterar o rumo do país”, enfatizando ser necessário “tirar Portugal da fossa em que está mergulhado”.

Numa coisa estou de acordo com o Dr. Alberto João Jardim... Portugal bateu no fundo e está mergulhado na "fossa".
Mas, do meu ponto de vista, isto não se deve somente à acção do actual Governo de incompetentes que temos, deve-se também à acção dos outros governos que o antecederam, de há 30 anos para cá.
Neste lapso de tempo a política aplicada foi sempre a mesma: prejudicar quem produz e beneficiar as grandes fortunas e as grandes empresas.
Por esse motivo, mais do que tirar Sócrates e seus pares do Governo, o que realmente deve acontecer, é uma mudança de política, na qual se abandone o neo-liberalismo e se ponham em prática linhas de orientação mais consentâneas com os anseios e necessidades dos trabalhadores, dos desempregados, dos jovens e dos reformados.
Neste caso, a questão que se coloca é que não há na esfera política dominante, também conhecida como Bloco Central, um só político que esteja disposto a governar beneficiando os mais desfavorecidos, ainda que para tal se tenham que onerar com mais impostos as grandes fortunase as grandes empresas.
Mediante este cenário, e porque tenho bem presente que não há condições subjectivas nem objectivas para haver outra revolução, temo desiludir os mais optimistas afirmando que continuaremos condenados a esta escravidão política e social por muitos mais anos.


Francisco Balsinha

Sem comentários:

Enviar um comentário